Casa e natureza integradas - MO House
- Equipe Forma Expressa
- 2 de out. de 2014
- 1 min de leitura
Quando um cliente tem um terreno emaranhado de árvores e ainda ter o dever de desenvolver o programa de necessidades do cliente, o arquiteto tem um belo desafio pela frente. Foi este desafio que o Escritório de Arquitetura FRPO enfrentou.
O desejo do cliente era ter uma casa integrada na mata onde se localizava o terreno, aos redores de Madri - Espanha, então os arquitetos Fernando Rodrígues e Pablo Oriol decidiram solucionar com um projeto fragmentado.
Eles optaram por uma forma retangular simples, na cor branca e que se repetissem várias vezes, e distribuído por entre as árvores, sem muita intervenção na topografia existente.



Por estar muito próximo às raízes das plantas, foi necessária uma fundação pouco profunda através de pilotis de estrutura metálica que suspendesse a casa. Foram necessárias micro estacas de aço galvanizado com 2m de comprimento.

Note que o terreno foi preservado!
A estrutura da edificação é em madeira laminada cruzada da KLH (muito utilizada na Europa) que foi pré-fabricada e instalada no local com ajuda de guindaste.

O projeto ficou bem mais leve que o convencional e de rápida instalação.
No seu interior, soluções minimalistas compõem os ambientes





Grandes janelões otimizam a iluminação natural.



Ao todo são 11 blocos retangulares brancos que compõem os diversos ambientes da casa e 295m² de área construída.

Ótimo exemplo de criatividade e sustentabilidade!
Gostaram do projeto?
Fotos: Miguel de Guzmán, FRPO
Comments