DICAS PARA ESCOLHER A CORTINA CERTA PARA SUA CASA (Parte II)
- Kellita Morais
- 12 de jul. de 2016
- 2 min de leitura
Olá!!
Como prometi, hoje vamos falar da segunda parte do post sobre cortinas.
E nesta segunda parte vamos falar sobre:
- Cálculo do tecido para cortina;
- Limpeza e lavagem das cortinas.
Depois de escolher o tipo de cortina que você mais gostou, é hora de saber quantos metros de tecido você precisa para fazer sua cortina.

Cálculo do tecido para cortina
Primeiro é necessário medir a janela na largura e altura. Se quer uma cortina que vá até o teto, é preciso medir do chão até o teto (Pé Direito).
Depois de ter todas essas medidas, é importante que a cortina fique bem cheia, para isso basta multiplicar o valor da largura por 2.
Ex: Se sua janela mede 2m de largura você vai multiplicar por 2 (2m x 2 = 4).
Isso significa que você vai precisar de 4 faixas de tecido. Geralmente o tecido mede 1,4m de largura, se o tecido que você for comprar tem 3m de largura, diminua este cálculo pela metade, ou seja, 2 faixas de tecido.
Na altura também é importante deixar uma sobra de 0.60cm para confeccionar o cabeçote e a barra que irá tocar levemente o chão.
Meça a altura do chão até o teto e some 0.60cm para as barras e cabeçote.
Multiplique o valor da altura pelo número das faixas de tecido que irá usar.
Ex: Se do chão até o teto (Pé direito) mede 3m + 0.60cm, então, 3.60m x 4(faixas de tecido) = 14.40 metros de tecido.

Caso sua cortina não vai até o teto, meça do chão até a janela e acrescente 0.30cm a mais acima da janela para instalar o varão e mais 0.15cm para fazer o cabeçote e a barra.
Ex: 2,60m (altura até o final da janela) + 0.30cm (altura do varão) + 0.15cm (para fazer o cabeçote e barra) = 3,05m de tecido.
No total, 3,05m (de tecido) x 4 (faixas de decido) = 12,20m de tecido.
Limpeza e lavagem das cortinas
Nessa parte eu também sinto muita dificuldade em lavar as cortinas aqui de casa, porque moro em apartamento e o espaço para secar é muito pequeno. O ideal seria deixar esse trabalho para uma empresa especializada que saiba lavar com todo cuidado, mas como nem sempre é possível, vou dar algumas dicas de lavagem para cada tipo de tecido.

Começando pelos tecidos em Algodão pré-encolhido e tergal: ambos podem ser lavados na máquina com sabão em pó comum.
Linho, xantungue, seda e algodão puro: tenha cuidado pois esses tecidos podem encolher e manchar, recomendo que leve a cortina à uma lavanderia especializada.
Voil e renda: com sabão líquido de cocô, lave na mão ou na máquina no modo “lavagem delicada” e dentro de um saco de proteção. Se a cortina for branca pode adicionar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio no momento do enxague.
Blackout de PVC: limpe com uma esponja e sabão neutro.
Poliéster: Deixe a cortina de molho em água fria sem nenhum produto, por 40 minutos, repita por mais três vezes e deixe na sombra para secar.
Veludo: Não pode lavar. Apenas passe uma bucha macia levemente umedecida.
E assim terminamos esta série sobre cortinas.
Se ainda restam dúvidas, mande um e-mail para formaexpressa@gmail.com ou comente aqui que teremos o prazer de responder a todos.
Bình luận